0

Análises da offseason: Orlando Magic



Caso ainda não tenha visto, confira as análises da offseason dos times abaixo:

    Boston CelticsBrooklyn Nets New York Knicks Philadelphia 76ers Toronto RaptorsChicago Bulls
Cleveland Cavaliers Detroit PistonsIndiana Pacers  Milwaukee Bucks Atlanta Hawks Charlotte Bobcats Miami Heat


Principais aquisições: Arron Afflalo, Gustavo Ayon, Al Harrington, Nicola Vucevic, Moe Harkless (draft), Kyle O'Quinn (draft), Andrew Nicholson (draft)
Principais perdas: Dwight Howard, Jason Richardson, Ryan Anderson, Earl Clark

Na pré-temporada de 2011/12, quando Dwight Howard anunciou que não queria mais ficar na equipe, o Magic começou a viver a novela mais chata dos últimos tempos. Ao longo dos meses que seguiram, o pivô mudou de ideia inúmeras vezes e deixou a torcida da franquia de Orlando extremamente frustrada.

O principal objetivo da offseason do Magic não podia ser mais claro: trocar Dwight Howard e tentar obter algumas peças de qualidade para começar a reconstruir o elenco. Não faltavam times interessados no jogador – afinal de contas, ele é visto como o melhor da NBA em sua posição.

O Magic começou a offseason demitindo o técnico Stan Van Gundy e o general manager Otis Smith. Em um primeiro momento, parecia que a ideia seria convencer o pivô a ficar em Orlando, mas logo ficou claro que isso não aconteceria. De qualquer modo, as demissões serviram como o primeiro sinal de que as coisas mudariam drasticamente na terra do Mickey.

Nas semanas seguintes, a franquia escolheu seu novo GM, Rob Hennigan – que fazia parte da diretoria do Thunder – e o novo técnico, o ex-armador Jacque Vaughn. A escolha de dois profissionais jovens e sem experiência nas funções para as quais foram contratados indicava a direção que a franquia pretendia seguir.

Foi na primeira metade de agosto que veio o momento mais importante da offseason do Magic. Finalmente, Dwight Howard foi trocado em uma complexa transação que envolveu o Lakers, o Nuggets e o Sixers. O Magic havia alcançado o seu objetivo. Mas o que a equipe obteve na troca?

Para resumir, foi menos do que o esperado. Nenhuma grande estrela, nem mesmo um jovem jogador com potencial para se tornar uma. Além de Howard, saíram Jason Richardson, Earl Clark e Chris Duhon. Os jogadores obtidos foram Arron Afflalo, Al Harrington, Nicola Vucevic, Josh McRoberts, Christian Eyenga e o novato Moe Harkless. "Só isso?", você pergunta. Pois é.

Afflalo é o melhor jogador dessa lista. Ainda assim, ele não passa de um bom defensor com razoável jogo ofensivo. Harrington é um reserva útil com um contrato ruim. Vucevic é um jovem ala-pivô/pivô que teve uma temporada de novato relativamente boa no Sixers. Eyenga é um ala que, até agora, não mostrou absolutamente nada na NBA. McRoberts é um ala-pivô tão limitado que perdeu espaço na rotação de um Lakers que tinha um banco péssimo. Quem tem o maior potencial desse grupo é, provavelmente, o ala Harkless, mas ele precisará de algum tempo para se adaptar à NBA. Além desses jogadores, o Magic recebeu três escolhas futuras de 1º round (cheias de condições) e duas de 2º round.

(O jogo de Al Harrington não tem muito meio-termo: é jogada no garrafão ou arremesso de três pontos)

Por Dwight Howard, isso é muito pouco, é claro. Mas o objetivo do Magic não era receber jogadores que pudessem compensar a ausência do pivô. Não, o objetivo do Magic era bem diferente: demolir o time, colocar tudo no chão mesmo, ser ruim por alguns anos e acumular jogadores jovens com potencial. O tal "modelo do Thunder".

Mesmo assim, a troca podia ter sido melhor. Os únicos contratos dos quais o Magic conseguiu se livrar foram o de Richardson, que nem era tão ruim assim, e o de Duhon. Turkoglu e Davis continuam na folha salarial, o que limitará a flexibilidade futura que o Magic tanto queria. Além disso, a equipe ainda obteve Harrington e Afflalo. Os dois não são ruins, mas não faz sentido para uma equipe que quer recomeçar ter dois jogadores medianos com contratos longos.

Para piorar um pouco mais as coisas, um mês antes da troca, o Magic havia renovado com Jameer Nelson, pagando mais de 8 milhões de dólares por ano pelo armador. Mais uma vez, um contrato que faz pouquíssimo sentido para um time que quer começar do zero.

Uma troca que fez sentido dentro da nova proposta da franquia foi a sign-and-trade de Ryan Anderson – cuja pedida salarial estava acima daquilo que o Magic desejava pagar – para o Hornets. Orlando recebeu na transação o ala-pivô mexicano Gustavo Ayon, que teve uma boa temporada como novato e conta com um salário bem mais baixo. Para complementar o elenco, a franquia ainda contratou o armador/ala-armador E'Twaun Moore, ex-Celtics.

No draft, o Magic selecionou o pivô Andrew Nicholson, jogador muito inteligente que parece ter bom potencial ofensivo, e o ala-pivô Kyle O'Quinn, que se destaca pelo potencial na defesa. Nessa nova fase da franquia, é bem possível que os dois, bem como Harkless, recebam algumas oportunidades ao longo da temporada.


(Harkless tem potencial, mas ainda não parece pronto para contribuir)


Para os torcedores do Magic, esta definitivamente não foi a offseason dos sonhos. Até a temporada passada, a equipe brigava pelas primeiras posições do Leste ano após ano. Além disso, as peças recebidas na troca realmente não empolgam. Mesmo assim, é bem provável que a torcida esteja aliviada, pois pelo menos o Dwightmare teve um fim. Agora, é ter paciência e ver o time ir até o fundo do poço. Não tem jeito, o Magic será péssimo na próxima temporada (e nas seguintes também, ao que tudo indica). Portanto, suas escolhas nos próximos drafts estarão entre as primeiras. Serão essas decisões, tomadas lá do fundo do poço, que determinarão o quão longa e árdua será a escalada de volta ao topo.

Rotação:*

PG: Jameer Nelson / Ish Smith / E'Twaun Moore
SG: Arron Afflalo / JJ Redick
SF: Hedo Turkoglu / Quentin Richardson / Moe Harkless / Christian Eyenga
PF: Gustavo Ayon / Al Harrington / Josh McRoberts / Kyle O'Quinn / Justin Harper
C: Glen Davis / Nicola Vucevic / Andrew Nicholson

(O Magic precisará cortar dois jogadores antes do início da temporada, pois está acima do limite máximo de 15 jogadores)

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Amanhã: Washington Wizards



Marcadores: ,



Deixe seu comentário