2

Análises da offseason: Philadelphia 76ers




(Caso você tenha perdido, confira a análise da offseason do Knicks, postada ontem)

Principais aquisições: Andrew Bynum, Jason Richardson, Nick Young, Dorell Wright, Kwame Brown, Arnett Moultrie (draft)
Principais perdas: Andre Iguodala, Lou Williams, Jodie Meeks, Elton Brand, Nicola Vucevic

A grande surpresa dos últimos playoffs, o Sixers entrou na offseason com uma série de questões no ar. A grande virtude que a equipe mostrou ao longo da temporada passada foi o seu conjunto. Mesmo sem nenhum talento individual excepcional, o time de Doug Collins encontrou maneiras de vencer mais e ir bem mais longe do que se esperava.

Ainda assim, a realidade era simples: da maneira que estava construída, a equipe nunca conseguiria ir muito além. Para o time de Philly dar o próximo passo, mudanças seriam necessárias.

Bem, mudanças certamente aconteceram... e não foram poucas. Lou Williams, cestinha e principal reserva da equipe em 2011/12, virou free agent e não recebeu uma oferta do Sixers (ele acabou acertando com o Hawks). Elton Brand, ala-pivô titular na temporada passada, foi anistiado e acertou com o Mavericks.

Para reforçar o elenco e preencher o vazio deixado por Williams, o Sixers contratou Nick Young. Além de renovar com o pivô Spencer Hawes, o time ainda contratou Kwame Brown. Lavoy Allen acertou a sua permanência. Em uma troca, a franquia ainda obteve o ala Dorell Wright para reforçar o banco. No draft, o 76ers escolheu o ala Moe Harkless (que depois acabou sendo trocado) e o ala-pivô Arnett Moultrie. Com o atual grupo de jogadores, não parece que haverá muito tempo em quadra disponível para o calouro.

Mas a principal mudança veio na grande transação da offseason. Como parte da troca que determinou a ida de Dwight Howard para o Lakers, o Sixers mandou Andre Iguodala para o Nuggets e recebeu em troca o pivô Andrew Bynum, do Lakers, e o ala-armador Jason Richardson, do Magic.

A saída de Iguodala representa o fim de um ciclo. Um dos jogadores mais versáteis da liga, Iggy sentia, ano após ano, a responsabilidade de fazer algo que nunca foi sua característica: ser a primeira opção ofensiva. O seu espaço no perímetro deverá ser preenchido por Evan Turner, jovem ala que foi a segunda escolha do draft de 2010 e finalmente terá uma oportunidade para mostrar se pode ou não ser consistente no ataque.

Mas o mais importante é mesmo a chegada de Bynum. Pela primeira vez na carreira, o pivô poderá ter o "seu" time. Com um temperamento inconstante e às vezes até indisciplinado, é difícil prever como ele se sairá, mas não há dúvidas de que ele receberá essa oportunidade de braços abertos. O Sixers, por sua vez, terá uma opção ofensiva de alto nível. Mais do que isso, terá um jogo de garrafão forte, algo que vinha sendo um problema há muito tempo.

(Bynum deve ser um grande reforço para o Sixers... a menos que ele decida fazer esse tipo de coisa)

Mas Bynum sozinho não será suficiente para tornar o Sixers uma das forças do Leste. Para isso acontecer, a equipe precisará que os jovens Holiday e Turner assumam uma responsabilidade maior e se tornem opções ofensivas consistentes. Turner precisará se tornar um arremessador melhor (afinal de contas, as dobras em Bynum criarão oportunidades no perímetro); em 2011/12, ele acertou apenas 35,2% dos spot-ups (e míseros 25,7% da linha de 3 pontos nessa situação). Holiday, por sua vez, já tem um aproveitamento razoável, embora arremesse pouco do perímetro. O que o armador precisa é se tornar mais agressivo; apesar de ter muito talento, às vezes ele simplesmente não aparece no jogo tanto quanto deveria.

(Além de melhorar a bola de três pontos, que atualmente é péssima, Turner pode selecionar melhor os seus arremessos. Como mostra o gráfico, em 2011/12, ele teve um bom aproveitamento de média distância da zona morta no lado direito da quadra e um aproveitamento baixo do lado esquerdo. No entanto, arremessou só 46 vezes da direita, contra 104 da esquerda).

Nesta offseason, a franquia de Philadelphia resolveu fazer uma aposta. Trocou o certo pelo duvidoso, alguns diriam. De fato. Mas, quando o certo é apenas razoável, acaba sendo necessário correr riscos. Se não der certo, Bynum pode ir embora em 2013 (seu contrato expira após a próxima temporada, embora ele tenha se mostrado aberto à possibilidade de uma extensão) e o Sixers pode pensar em recomeçar. E se por acaso as coisas derem certo, o Sixers deixa de ser "mais um" no Leste e passa a brigar por mando de quadra na primeira fase dos playoffs. Seja qual for o resultado, não parece ser um plano ruim.

Rotação*:

PG: Jrue Holiday / Royal Ivey
SG: Jason Richardson / Nick Young
SF: Evan Turner / Dorell Wright
PF: Spencer Hawes / Thaddeus Young / Arnett Moultrie
C: Andrew Bynum / Kwame Brown / Lavoy Allen

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles jogarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Curta a página do Siga NBA no Facebook e participe da enquete sobre qual equipe terá a melhor campanha na divisão do Atlântico.

Amanhã: Toronto Raptors


Marcadores: ,



2 comentários

  1. Unknown says:

    Lou Williams não poderia ser trocado foi peça fundamental para o time ir aos playoffs, e ainda digo que deveria ser titular, foi para o Hawks suprir a ida do Joe Johnson para os nets?

  2. Olá, Leonardo!

    Williams era importante mesmo, chegou até a ter seus momentos como titular. Mas acho que não fará tanta falta assim no elenco remodelado do Sixers.

    Acredito que ele tenha ido pro Hawks para preencher um pouco do vazio deixado pelo Joe Johnson mesmo. Talvez por lá ele acabe como titular!

    Um abraço!

Deixe seu comentário