0

Análises da offseason: Charlotte Bobcats



Caso ainda não tenha visto, confira as análises da offseason dos times abaixo:

Boston CelticsBrooklyn Nets New York Knicks Philadelphia 76ers Toronto RaptorsChicago Bulls
Cleveland Cavaliers Detroit PistonsIndiana Pacers  Milwaukee Bucks Atlanta Hawks

Principais aquisições: Ramon Sessions, Ben Gordon, Brendan Haywood, Michael Kidd-Gilchrist (draft), Jeff Taylor (draft)
Principais perdas: DJ Augustin, Corey Maggette

Após chegar ao fundo do poço na temporada passada – em termos de aproveitamento, o time teve a pior campanha da história da NBA –, a boa notícia para o Bobcats é que, como diria um famoso político brasileiro, "pior do que tá, não fica". Independentemente de quem contratasse ou dispensasse, dificilmente a franquia conseguiria repetir o feito de 2011/12. Com a segunda escolha no draft, ao menos Charlotte teria a possibilidade de escolher um jovem jogador para melhorar o seu futuro.

(Eis uma jogada que resume bem a temporada do Bobcats)

E foi isso o que aconteceu de melhor na offseason do Bobcats. O principal reforço do time para a próxima temporada é o novato Michael Kidd-Gilchrist, ala que foi campeão da NCAA jogando ao lado da escolha número 1 do draft, Anthony Davis.

Kidd-Gilchrist ainda não é um grande jogador ofensivo – ele dificilmente liderá a equipe em pontos. Seu arremesso de perímetro ainda requer muita prática para se tornar consistente. Mesmo em seu auge, poucos imaginam o jogador como a principal opção ofensiva de uma equipe forte. Apesar de todas essas limitações, o novato deve ter um impacto muito positivo no Bobcats. Sua principal qualidade é exatamente o que faltava no time de 2011/12: competitividade. Kidd-Gilchrist entra para vencer cada jogo e faz o que estiver ao seu alcance para isso. Além disso, o jogador tem tudo para ser um excelente defensor, com versatilidade suficiente para marcar adversários das posições 1, 2, 3 e, em alguns casos, até 4.

Além do novato, o Bobcats também adquiriu o ala-armador Ben Gordon (e uma escolha futura de 1º round) em uma troca com o Pistons – que recebeu o ala Corey Maggette. Após um começo de carreira promissor em Chicago, Gordon foi contratado pelo Pistons e nunca se acertou por lá. O jogador é limitado defensivamente e um tanto individualista no ataque. Pontuar é basicamente tudo que ele sabe fazer. Felizmente, isso é algo que o Bobcats precisa muito e que Maggette não conseguiu oferecer de forma consistente. O contrato de Gordon é mais longo – termina em 2014, enquanto o de Maggette expira em 2013 –, o que significa que a troca diminui um pouco a flexibilidade futura do time. No entanto, flexibilidade não deverá ser um problema para o Bobcats, que tem poucos salários comprometidos a longo prazo.

(Mesmo após uma passagem decepcionante pelo Pistons, o gráfico deixa claro que há uma coisa que Gordon ainda faz muito bem: arremessar. O Bobcats precisava de alguém assim.)

A outra contratação de impacto do time foi a do armador Ramon Sessions. O jogador, que disputou a segunda parte da última temporada pelo Lakers, chega para substituir DJ Augustin, contratado pelo Pacers. Sessions é um veterano de qualidade, capaz de atuar como titular enquanto Kemba Walker continua se adaptando à liga e depois ir para o banco de reservas quando o jovem estiver pronto para assumir o comando do time em quadra. A principal virtude de Sessions é sua habilidade no pick-and-roll (0,87 pontos por posse como criador pelo Lakers, 37º melhor índice na NBA). O problema é que, em Los Angeles, ele podia executar essa jogada com Gasol. No Bobcats, terá que fazer isso com Mullens, Thomas, Biyombo... bem diferente.

Para complementar o elenco, o Bobcats deu um lance no leilão e levou Brendan Haywood, pivô que havia sido anistiado pelo Mavs. No draft, além de Kidd-Gilchrist, a franquia de Charlotte também selecionou o ala Jeff Taylor. Além de ser um competente defensor, Taylor tem como característica o bom arremesso de longa distância.

Com o fim de comandar um elenco tão jovem, os 'Cats foram buscar Mike Dunlap, assistente técnico da Universidade de St John's. Dunlap, cuja única experiência na NBA foi como assistente do Nuggets de 2006 a 2008, tem boa reputação por seu trabalho com jogadores jovens.

Ao analisar a offseason do Bobcats, é necessário levar em consideração as modestas pretensões da equipe. Playoffs não são um objetivo realista. Tudo que a equipe deseja é desenvolver seus jogadores jovens e ter um time bem mais competitivo do que no ano passado. As transações dos últimos meses devem direcionar a franquia nesse sentido. No entanto, tudo indica que, mais uma vez, o time de Charlotte será um dos piores da liga.

Rotação:*

PG: Ramon Sessions / Kemba Walker
SG: Ben Gordon / Gerald Henderson / Reggie Williams
SF: Michael Kidd-Gilchrist / Jeff Taylor / Matt Carroll
PF: Byron Mullens / Tyrus Thomas
C: Bismack Biyombo / Brendan Haywood / DeSagana Diop

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Amanhã: Miami Heat


Marcadores: ,



Deixe seu comentário