0

Análises da offseason: Milwaukee Bucks



(Caso você tenha perdido, confira a análise da offseason do Pacers, postada ontem)

Principais aquisições: Samuel Dalembert, Joel Przybilla, John Henson (draft), Doron Lamb (draft)
Principais perdas: Carlos Delfino, Shaun Livingston, Jon Leuer, Jon Brockman

Com o fim de lutar por uma vaga nos playoffs, o Bucks trocou o lesionado pivô Andrew Bogut pelo ala-armador Monta Ellis em fevereiro. A equipe não alcançou seu objetivo, embora tenha chegado nas últimas semanas com chances. Sem um pivô de ofício, o time ficou extremamente vulnerável na defesa. Milwaukee pontuava bastante... mas o adversário pontuava mais ainda.

Para a offseason, o objetivo era simples: tentar tornar a equipe mais equilibrada. A semana do draft foi movimentada, e uma troca com o Rockets trouxe Samuel Dalembert para preencher a lacuna no garrafão. Dalembert, ao que tudo indica, será o pivô titular da equipe. No draft, a escolha foi John Henson, um ala-pivô com excelente potencial defensivo e que já dispõe de um arremesso de média distância razoável. Henson tem condições de contribuir imediatamente como um útil reserva. Assim, em questão de alguns dias, a franquia acrescentou duas peças na área em que mais precisava.

Além de obter dois reforços para o garrafão, o Bucks ainda renovou com o ala-pivô Ersan Ilyasova, que teve uma temporada surpreendente e mostrou ser um excelente reboteiro. O preço foi um pouco salgado – cerca de 8 milhões de dólares por ano –, mas a franquia entendeu que perdê-lo poderia deixar a equipe mais distante dos playoffs.

(Ilyasova teve 29 pontos e 25 rebotes em um jogo da temporada passada. Foi contra o Nets, claro. Mas mesmo assim...)

(Dificilmente Ilyasova conseguirá arremessar de longa distância com a eficiência da última temporada)

Além de Henson, o Bucks selecionou no draft Doron Lamb, um ala-armador especialista de longa distância. Para dar ao técnico Scott Skiles mais uma opção defensiva, a franquia ainda acertou com o veterano Joel Przybilla. De resto, o elenco se mantém bem parecido com o do ano passado.

Um jogador que já fazia parte do elenco em 2011/12, mas pode ser visto como um reforço caso consiga repetir o desempenho da Summer League de Las Vegas é o ala Tobias Harris. Em sua temporada de calouro, Harris não recebeu muitas oportunidades, mas seu bom jogo de costas para a cesta pode dar ao Bucks uma arma diferente das que a equipe possui atualmente.

Embora os reforços pontuais adquiridos na offseason possam ser importantes na próxima temporada, boa parte do sucesso do Bucks dependerá da dinâmica Jennings/Ellis. Armadores que gostam de ter o domínio do jogo e arremessar bastante, Brandon e Monta realmente se esforçaram para aprender a coexistir nos meses em que jogaram juntos. Ainda assim, eles não parecem se complementar bem, o que pode causar problemas para a equipe em 2012/13.

Quem me acompanha há algum tempo no Twitter sabe das minhas reservas quanto ao jogo de Jennings. Para um armador, ele arremessa muito (com baixo aproveitamento) e cria pouco para os seus companheiros. Embora suas estatísticas individuais tenham melhorado em 2011/12, seu impacto em quadra não foi dos mais positivos: com Jennings em quadra, o Bucks até pontuou um pouco mais (106,5/100 posses contra 105,1 sem ele); no entanto, a defesa funcionou muito melhor com o armador no banco, permitindo 98,1/100 posses, do que com ele em quadra (109,0). Para piorar, Beno Udrih, o seu reserva imediato, teve índices bem positivos (109,1 contra 104,5 no ataque e 98,8 contra 109,9 na defesa). Resumindo: o Bucks jogou bem melhor com Jennings no banco.

Ainda assim, a dupla Jennings e Ellis tem muito talento, e se eles estiverem dispostos a abrir mão de um pouco do controle em prol do time, é possível que o Bucks entre na briga por uma vaga nos playoffs.

Do contrário, o resultado será mais uma temporada em que a franquia de Wisconsin ficará pelo meio do caminho.

Rotação:*

PG: Brandon Jennings / Beno Udrih
SG: Monta Ellis / Doron Lamb
SF: Mike Dunleavy / Tobias Harris / Luc Mbah a Moute
PF: Ersan Ilyasova / John Henson / Larry Sanders
C: Samuel Dalembert / Drew Gooden / Ekpe Udoh / Joel Przybilla

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Curta a página do Siga NBA no Facebook e participe da enquete sobre qual equipe terá a melhor campanha na divisão Central.

Segunda-feira: Atlanta Hawks



Marcadores: ,



Deixe seu comentário