0

Prévia: Divisão do Atlântico


Esta é a primeira de uma série de prévias de cada uma das seis divisões da NBA. A série terminará na segunda-feira da semana que vem, véspera do começo da temporada, e na terça postarei todos os meus palpites – desde a campanha de cada equipe até os vencedores dos prêmios individuais. Bom, vamos lá.




O veterano time do Celtics (clique aqui para ler a análise da offseason) perdeu Ray Allen, mas reforçou o elenco para se manter na briga na conferência Leste. Jason Terry deverá ser o sexto homem. Courtney Lee cumprirá o papel de Pietrus, só que muito melhor. Jeff Green será mais um bom reserva, apesar de caro. Leandrinho chega para ser mais uma opção de banco. E ainda tem o bom novato Sullinger, além do brasileiro Fab Melo (que dificilmente ganhará oportunidades). O Celtics pode estar um pouco abaixo dos favoritos, mas ainda deve ser forte.

O Celtics vai impressionar se:
-         Terry se adaptar bem ao time
-         Garnett mantiver o desempenho do ano passado
-         Bradley se recuperar totalmente de sua lesão no ombro

O Celtics vai decepcionar se:
-         Garnett e Pierce mostrarem sinais de declínio
-         Terry e Lee não conseguirem suprir a ausência de Ray Allen
-         Bradley regredir defensivamente


O Nets (clique aqui para ler a análise da offseason) chega ao Brooklyn reforçado. Deron Williams renovou, e Joe Johnson chegou para dar uma força. Também ficaram Wallace, Humphries, Lopez e o jovem MarShon Brooks. Outros reforços importantes são o bósnio Mirza Teletovic, Andray Blatche, Reggie Evans e CJ Watson. O Nets não parece ter talento suficiente para brigar por título, mas é provável que a equipe chegue aos playoffs. O grande objetivo da franquia é brigar de igual para igual com o Knicks.

O Nets vai impressionar se:
-         Deron Williams e Joe Johnson se complementarem bem
-         Brook Lopez voltar a ser um reboteiro mais ou menos, em vez do péssimo dos últimos anos
-         Mirza Teletovic for capaz de ser um sexto homem de impacto

O Nets vai decepcionar se:
-         Brook Lopez não evoluir defensivamente ou se lesionar de novo
-         Williams e Johnson tiverem problemas "dividindo" a bola
-         Os bons defensores de perímetro (Johnson e Wallace) não compensarem a fraca defesa de garrafão (Lopez e Humphries)


O Knicks (clique aqui para ler a análise da offseason) pôs um fim na Linsanity, mas reforçou o elenco com veteranos. Chegam Camby, Kurt Thomas, Jason Kidd, Raymond Felton, Pablo Prigioni e Ronny Brewer. Novak e JR Smith permanecem. Stoudemire passou duas semanas treinando com Hakeem Olajuwon para tentar aprender alguns post moves. Carmelo será o centro das ações ofensivas da equipe. Chandler tentará repetir o desempenho que lhe rendeu o prêmio de melhor defensor da temporada passada. O Knicks não deve ter problemas para chegar aos playoffs, mas o real objetivo deve ser conquistar o mando de quadra na primeira rodada da pós-temporada.

O Knicks vai impressionar se:
-         Os armadores se adaptarem bem como peças complementares a Melo
-         Stoudemire e Anthony finalmente acharem uma maneira de jogar bem juntos
-         A defesa continuar sendo um ponto forte

O Knicks vai decepcionar se:
-         Raymond Felton repetir o desempenho da temporada passada
-         Os veteranos contratados tiverem muitos problemas de lesões
-         O ataque for tão previsível quanto o dos últimos playoffs


O Sixers (clique aqui para ler a análise da offseason) surpreendeu nos últimos playoffs, chegando à segunda rodada. Isso ocorreu em parte pela sua excelente defesa e em parte pelas lesões do Bulls. De qualquer forma, a franquia chegou à conclusão – correta, na minha opinião – de que o potencial daquele grupo era limitado e resolveu arriscar. Sai Andre Iguodala, chega o pivô Andrew Bynum. Sai Lou Williams, chega Nick Young. Sai Jodie Meeks, chega Jason Richardson. O resto do elenco se mantém parecido, mas os papéis devem mudar, com Turner e Holiday assumindo uma responsabilidade ofensiva maior. Se não houver nenhum contratempo, o Sixers deve chegar aos playoffs sem maiores problemas. Se a equipe encaixar, pode até brigar por uma das 4 primeiras colocações no Leste. Por outro lado, se Bynum não der certo ou tiver mais problemas no joelho...

O Sixers vai impressionar se:
-         Andrew Bynum der conta do recado como referência ofensiva
-         Jrue Holiday e Evan Turner crescerem ao ponto de suprir a ausência de Iguodala
-         A defesa se mantiver forte

O Sixers vai decepcionar se:
-         Bynum for inconstante e desinteressado como foi em alguns momentos no Lakers
-         O banco se tornar um ponto fraco com a saída de Lou Williams
-         Holiday e Turner mostrarem que são só o que vimos até hoje


O Raptors (clique aqui para ler a análise da offseason) estará reforçado na próxima temporada com a chegada de Kyle Lowry, Jonas Valanciunas e Landry Fields, além do novato Terrence Ross. O time é melhor que o do ano passado, quanto a isso não há dúvidas. Ainda assim, dificilmente terá condições de brigar por uma vaga nos playoffs. Deve ser uma daquelas equipes chatas que "roubam" alguns jogos de adversários mais fortes.

O Raptors vai impressionar se:
-         Kyle Lowry se adaptar bem ao resto do elenco
-         Bargnani e DeRozan se firmarem como opções ofensivas consistentes
-         Valanciunas conseguir contribuir em sua primeira temporada

O Raptors vai decepcionar se:
-         Valanciunas não conseguir ficar em quadra por cometer muitas faltas
-         DeRozan, Fields, Ross e Kleiza não conseguirem produzir o suficiente nas posições 2 e 3
-         Bargnani continuar sendo um pontuador de alto volume e baixa eficiência

Fiquem de olho nos seguintes jogadores:

Avery Bradley (Celtics): quando o Celtics parecia velho demais para competir, ele entrou no time e transformou a defesa. Bradley já é visto como um dos melhores defensores da NBA. Cabe ao jogador voltar da lesão no ombro com a mesma intensidade que demonstrou na temporada passada.

 Deron Williams (Nets): para muita gente, ele deixou de ser um dos melhores armadores da NBA. Eu não acho. Para mim, ele simplesmente passou duas temporadas jogando com um time sofrível, o que o deixou completamente desmotivado. Agora, no entanto, ele não tem mais desculpas. Williams tem um elenco de apoio bom o bastante para voltar a brilhar.

Carmelo Anthony (Knicks): pela primeira vez desde que chegou ao Knicks, Melo terá um time que foi montado para jogar em função dele. Não faltam líderes, não falta experiência. Nesta temporada, ele terá uma grande chance de mostrar se vem sendo injustiçado ou se as críticas são válidas.

Andrew Bynum (Sixers): o que esperar de Bynum? Ele sempre quis ter o seu time, ser o centro das atenções. No Sixers, ele será. Ele tem o talento para ser uma referência ofensiva. Mas será que ele tem a disciplina para isso? Veremos.

Kyle Lowry (Raptors): para o Raptors ter alguma esperança de vaga nos playoffs, Lowry precisará tomar as rédeas da equipe. Bargnani e DeRozan têm talento, mas carecem da mentalidade necessária para liderar. Será que Lowry dá conta do recado?

Fiquem de olho nos seguintes novatos:

Jared Sullinger (Celtics): ele vai pegar rebotes e pontuar, mas será que não comprometerá na defesa?

Mirza Teletovic (Nets): será que Avery Johnson terá paciência nos dias em que o bósnio não estiver acertando nada?

Pablo Prigioni (Knicks): será que o "calouro" de 35 anos conseguirá achar seu espaço na rotação do Knicks?

Jonas Valanciunas (Raptors): será que o técnico Dwane Casey confiará no jovem pivô a ponto de deixá-lo em quadra mesmo quando ele estiver cometendo erros?

Previsão aleatória: Brook Lopez fará uma boa temporada, com médias de mais de 16 pontos e 8 rebotes por jogo.

Palpite de classificação da divisão:

1) Celtics
2) Knicks
3) Nets
4) Sixers
5) Raptors

Amanhã: Divisão Central

Marcadores: , , , , ,



Deixe seu comentário