1

Análises da offseason: Portland Trail Blazers



Caso ainda não tenha visto, confira as análises da offseason dos times abaixo:

 Boston CelticsBrooklyn Nets New York Knicks Philadelphia 76ers Toronto RaptorsChicago BullsCleveland Cavaliers Detroit Pistons
Indiana Pacers Milwaukee Bucks Atlanta Hawks Charlotte Bobcats Miami HeatOrlando Magic Washington Wizards
Dallas MavericksHouston RocketsMemphis Grizzlies New Orleans Hornets San Antonio Spurs Denver Nuggets Minnesota Timberwolves Oklahoma City Thunder


Principais aquisições: Victor Claver, Joel Freeland, Ronnie Price, Sasha Pavlovic, Jared Jeffries, Damian Lillard (draft), Meyers Leonard (draft), Will Barton (draft)
Principais perdas: Raymond Felton, Jamal Crawford

A temporada 2011/12 começou muito bem para o Blazers. A equipe venceu 7 de suas primeiras 9 partidas e era vista como um azarão na briga pelo Oeste. De repente, as coisas começaram a dar errado. O time se tornou extremamente inconsistente e as novas peças (Felton e Crawford) passaram a atrapalhar em vez de ajudar. Logo surgiu a informação de que parte do elenco estava boicotando o técnico Nate McMillan. Resultado: técnico demitido, plano de uma temporada competitiva abortado e olhos para o futuro. Com algumas trocas, o Blazers criou flexibilidade financeira e começou a planejar uma reconstrução do elenco ao redor de Aldridge. O desempenho da equipe no restante da temporada foi péssimo... e isso fazia parte do novo script.

Na offseason, a ideia era tentar adquirir algumas peças para complementar a estrela da equipe, se possível. O Blazers até tentou, oferecendo um contrato de salário máximo para o pivô Roy Hibbert. No entanto, como ele era agente livre restrito, o Pacers pôde bancar a oferta.

Após não ter sucesso em sua investida, a franquia de Portland decidiu ser paciente e não usar o dinheiro em qualquer jogador. Em vez disso, tratou de segurar o seu próprio agente livre restrito, o ala francês Nicolas Batum, que recebeu uma lucrativa oferta do Wolves. Dessa vez, foi o Blazers que exerceu seu direito de bancar a proposta.

No draft, a franquia selecionou duas peças que podem ser muito importantes nesse processo de reconstrução. Uma delas é o armador Damian Lillard, que mostrou ser um excelente pontuador na Summer League de Las Vegas. A diretoria acredita que Lillard terá condições de ser titular e contribuir bastante já como calouro. Lillard, diga-se de passagem, é um bom candidato a novato do ano. A outra escolha do 1º round foi o pivô Meyers Leonard, um jogador alto, ágil e com excelente capacidade atlética. No entanto, ele passa a impressão de que vai precisar de um tempo para se adaptar à liga e atingir o seu potencial. No 2º round, a seleção foi o ala-armador Will Barton, jogador franzino mas com ótimo potencial defensivo. É bem possível que Barton consiga jogar alguns minutos em seu primeiro ano.

(Lillard foi um dos grandes destaques da Summer League de Las Vegas)

Para complementar esse jovem elenco, o Blazers renovou com o ala-pivô JJ Hickson e trouxe da Europa dois jogadores que haviam sido selecionados pela franquia alguns anos atrás. Um deles é Joel Freeland, ala-pivô britânico que já acumula experiência nas ligas europeias nos últimos anos e teve bom desempenho pela seleção da Grã-Bretanha nas Olimpíadas. O outro é o ala espanhol Victor Claver, que pode ser um útil reserva para Batum. Para a reserva de Lillard, a contratação foi Ronnie Price, um armador experiente, porém bastante limitado. Sasha Pavlovic e Jared Jeffries também são acréscimos, embora só façam parte do elenco porque o Blazers se envolveu em algumas trocas para possibilitar a ida de alguns jogadores para outros times (Felton para o Knicks, por exemplo).

Para completar a renovação, o Blazers contratou Terry Stotts como novo técnico. Stotts teve passagens discretas como treinador do Hawks e do Bucks alguns anos atrás.

De um modo geral, a offseason do Blazers pode não ter sido empolgante, mas foi coerente. A franquia tem uma visão para o futuro e se comprometeu a seguir os passos com disciplina. O caminho será complicado, mas a franquia acredita que tem a peça principal em Aldridge. Mesmo em uma temporada cheia de adversidades, o ala-pivô teve um impacto muito positivo em quadra. O time fez 108,2 pontos por 100 posses com Aldridge em quadra contra 103,3 com ele no banco. Na defesa, o Blazers permitiu 104,7 pontos/100 posses com Aldridge e péssimos 112,5 sem ele. Ou seja: se a temporada foi ruim, a culpa é de todos menos dele.

(Aldridge tem uma rara combinação de jogo de costas para a cesta e excelente arremesso de média distância)

Para a próxima temporada, a expectativa deve ser de um time competitivo, mas um pouco abaixo do necessário para competir por vaga nos playoffs. O interessante será acompanhar o desenvolvimento dos jogadores jovens, que não serão poucos.

Rotação:*

PG: Damian Lillard / Ronnie Price / Nolan Smith
SG: Wesley Matthews / Will Barton / Elliot Williams
SF: Nicolas Batum / Victor Claver / Luke Babbitt / Adam Morrison / Sasha Pavlovic
PF: LaMarcus Aldridge / JJ Hickson / Jared Jeffries
C: Joel Freeland / Meyers Leonard

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Amanhã: Utah Jazz



Marcadores: ,



1 comentário

  1. Unknown says:

    Espero realmente que os Blazers melhorem em relação ao ano passado, realmente parece que houve um boicote contra o técnico, Lamarcus é um baita jogador e Lillard ao que indica será um excelente pontuador, os Blazers precisam de uma opção de pontuação que não seja apenas o volume de média distancia de Aldridge ou os pontos que Batum criam em seus arremessos, as infiltrações de Damian podem liberar espaços pra alguns arremessos, é claro não é tão simples assim mas já é um começo!

Deixe seu comentário