0

Análises da offseason: Oklahoma City Thunder



Caso ainda não tenha visto, confira as análises da offseason dos times abaixo:

 Boston CelticsBrooklyn Nets New York Knicks Philadelphia 76ers Toronto RaptorsChicago BullsCleveland Cavaliers Detroit Pistons
Indiana Pacers Milwaukee Bucks Atlanta Hawks Charlotte Bobcats Miami HeatOrlando Magic Washington Wizards
Dallas MavericksHouston RocketsMemphis Grizzlies New Orleans Hornets San Antonio Spurs Denver Nuggets Minnesota Timberwolves


Principais aquisições: Hasheem Thabeet, Perry Jones III (draft)
Principais perdas: Derek Fisher

Contando com um dos elencos mais jovens e talentosos da NBA e após chegar às Finais da temporada passada, a expectativa era de uma offseason bastante discreta por parte da equipe de Oklahoma City. Sam Presti, o general manager da franquia, já mostrou nas últimas temporadas que acredita muito na continuidade. Para ele, a melhor maneira de fazer o Thunder evoluir é, simplesmente, dando tempo para os jogadores... evoluírem, ora. Até aqui, não dá para questionar a sua filosofia.

Em termos de aquisições na offseason, foram apenas duas. Uma delas veio no draft: Perry Jones III. Os especialistas concordam que, em termos de talento e potencial, Jones poderia ter sido uma das primeiras escolhas do draft. No entanto, em sua carreira universitária, o jovem nunca conseguiu se destacar. Além disso, alguns problemas físicos fizeram com que os demais times não arriscassem suas escolhas nele. O Thunder, que pode ter paciência para desenvolvê-lo, não pensou duas vezes e o selecionou. É pouco provável que o ala contribua nessa temporada, mas dá para dizer que ele caiu em uma das melhores situações possíveis para o seu futuro.

(Talento não falta para o jovem Perry Jones III)

A única contratação que o Thunder fez também foi interessante: o pivô Hasheem Thabeet, 2ª escolha do draft de 2008. Até agora, o jogador já passou por Grizzlies, Rockets e Blazers e não conseguiu se firmar em nenhum lugar. A aposta do Thunder é que, em um ambiente que o proporcionará oportunidades de desenvolvimento sem nenhuma pressão, Thabeet possa se tornar uma peça defensiva útil no futuro. Se não der certo, não tem problema, pois a franquia não investiu muito dinheiro nele.

Além disso, OKC renovou com o técnico Scott Brooks. O jovem treinador acertou sua permanência com o Thunder por mais quatro temporadas. Embora eu pense que Brooks tenha se mostrado um técnico limitado nas Finais, a sua renovação é coerente com a filosofia de continuidade da equipe. É possível, talvez até provável, que algum outro técnico mais experiente tivesse feito os ajustes que Brooks não fez contra o Heat. Ainda assim, acredito que o treinador tenha condições de levar o Thunder ao título, desde que tenha aprendido e continue aprendendo com os seus erros.

Para a próxima temporada, a única perda é Derek Fisher. Embora o veterano tenha tido alguns bons momentos nos playoffs, não se pode considerar a sua saída das mais importantes, principalmente se lembrarmos que Eric Maynor – bom armador reserva que passou boa parte da temporada passada lesionado – estará à disposição.

Apesar de não ter feito contratações de impacto, o Thunder tende a ser melhor na próxima temporada por um motivo muito simples: os quatro principais jogadores da equipe ainda são muito jovens (Durant e Westbrook têm 24 anos, Harden e Ibaka têm 23) e devem evoluir a cada ano. Além disso, a franquia precisará de toda a flexibilidade do mundo para manter o elenco intacto nos próximos anos. Aliás, o primeiro passo nesse sentido também foi dado na offseason. Ibaka acertou uma extensão de contrato por 4 anos e cerca de 12 milhões de dólares por temporada. Valores altos, sim, mas mais baixos do que as ofertas que o ala-pivô provavelmente receberia caso se tornasse agente livre em 2013.

(Embora ainda não seja um exímio arremessador, fica claro que Westbrook melhorou muito seu jumper de média distância da temporada 2010/11 – primeira figura – para 2011/12 – segunda)

Por mais que existissem boas opções no mercado para reforçar a equipe, nenhuma compensaria as consequências financeiras. Portanto, pode-se dizer que a offseason de OKC, embora um tanto sem graça, foi inteligente.

Rotação:*

PG: Russell Westbrook / Eric Maynor
SG: Thabo Sefolosha / James Harden / Reggie Jackson
SF: Kevin Durant / Daequan Cook / Lazar Hayward
PF: Serge Ibaka / Nick Collison / Perry Jones III
C: Kendrick Perkins / Cole Aldrich / Hasheem Thabeet

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Amanhã: Portland Trail Blazers



Marcadores: ,



Deixe seu comentário