0

Análises da offseason: Minnesota Timberwolves




Caso ainda não tenha visto, confira as análises da offseason dos times abaixo:

 Boston CelticsBrooklyn Nets New York Knicks Philadelphia 76ers Toronto RaptorsChicago BullsCleveland Cavaliers
Detroit PistonsIndiana Pacers Milwaukee Bucks Atlanta Hawks Charlotte Bobcats Miami HeatOrlando Magic
Washington WizardsDallas MavericksHouston RocketsMemphis Grizzlies New Orleans Hornets San Antonio Spurs Denver Nuggets


Principais aquisições: Brandon Roy, Alexey Shved, Andrei Kirilenko, Chase Budinger, Greg Stiemsma
Principais perdas: Wesley Johnson, Michael Beasley, Anthony Randolph, Brad Miller, Martell Webster

Com a chegada do armador Ricky Rubio no ano passado, o Wolves teve sua primeira temporada empolgante desde a saída de Kevin Garnett. Até o espanhol se lesionar, a equipe estava na briga por uma vaga nos playoffs, algo inimaginável alguns meses antes.

Na offseason de 2012, o objetivo era encontrar as peças para transformar o time em um legítimo candidato a uma vaga nos playoffs ano após ano. E o general manager David Kahn não poupou esforços para isso.

Na semana do draft, o Wolves trocou sua escolha de 1º round pelo ala Chase Budinger, um ótimo arremessador de longa distância que já foi treinado pelo técnico Rick Adelman em Houston. Era apenas o primeiro passo da reformulação do elenco.

(Budinger – primeira figura – é mais um daqueles arremessadores especialistas na bola de três da zona morta. Ricky Rubio agradece, pois Wesley Johnson – segunda figura – foi péssimo nesse tipo de arremesso na temporada passada)

A próxima contratação foi o ala-armador Brandon Roy. Roy, que havia se aposentado há menos de um ano, resolveu voltar a jogar – apesar de seus joelhos estarem, segundo os médicos, em situação crítica –, e Kahn ofereceu ao jogador um contrato de dois anos. Para a mesma posição, o Wolves contratou o russo Alexey Shved, que jogava no CSKA Moscou. Quem viu a seleção russa nas Olimpíadas deve ter percebido as qualidades de Shved: belo arremesso de média e longa distância, ótima visão de jogo e versatilidade. Embora Shved tenha capacidade de atuar como armador principal, o mais provável é que ele atue mais na posição de ala-armador, pois o Wolves já tem opções suficientes para a posição 1 – além de Rubio, o elenco conta com Ridnour e Barea.

O principal reforço da equipe também vem do CSKA Moscou e da seleção russa, mas é bem mais conhecido que o seu compatriota. É Andrei Kirilenko, ala com longa passagem pelo Jazz. Um dos jogadores mais versáteis do mundo, AK47, como é chamado, defende como poucos, é veloz, pega rebotes e passa a bola muito bem. No sistema ofensivo de Princeton empregado pelo técnico Rick Adelman, Kirilenko deve cair como uma luva. A propósito, caso você queira entender melhor como funciona o sistema de Princeton, recomendo o texto do Denis, do Bola Presa.

Para complementar o elenco, o Wolves ainda contratou o pivô Greg Stiemsma, ex-Celtics, e adquiriu o ala-pivô Dante Cunningham via troca com o Grizzlies (que recebeu Wayne Ellington).

Por si só, as contratações do Wolves já impressionam bastante. No entanto, elas causam um impacto ainda maior se forem comparadas com os jogadores que estão saindo:

1) Michael Beasley, um ala extremamente talentoso mas nada disciplinado, é substituído por Andrei Kirilenko.

2) Wesley Johnson, um arremessador especialista que não acertava arremessos, dá lugar a Roy e Shved.

3) Sai Milicic, um dos maiores busts dos últimos tempos, e chega Stiemsma, pivô limitado mas que defende bem.

4) Sai Webster, outro que não mostrou a que veio, e chega Budinger, que já provou ser um bom role player (jogador complementar).

Sem dúvidas, o salto de qualidade é enorme.

Em 2011/12, o Wolves era apenas um rascunho, suficiente para que tivéssemos uma ideia do impacto que Rubio pode ter na NBA e de como Kevin Love pode crescer com um técnico de qualidade. A versão de 2012/13, no entanto, já parece muito mais "pronta", com peças que se encaixam no sistema e jogadores que se complementam. Se a recuperação de Rubio não sofrer atrasos e o espanhol tiver condições de disputar grande parte da temporada, não há dúvidas de que o Wolves será forte candidato a uma vaga nos playoffs. E dependendo de como as novas peças se adaptarem, não é de se duvidar que a equipe vá um pouco além, quem sabe até brigando por mando de quadra na primeira fase da pós-temporada. Uma coisa é certa: o Wolves será, mais uma vez, um dos times mais interessantes de se acompanhar.

(Quando Rubio retornar de lesão, voltaremos a ver muito mais disso)

Rotação:*

PG: Ricky Rubio / Luke Ridnour / Juan Jose Barea / Malcolm Lee
SG: Brandon Roy / Alexey Shved
SF: Andrei Kirilenko / Chase Budinger
PF: Kevin Love / Derrick Williams / Lou Amundson
C: Nikola Pekovic / Greg Stiemsma / Dante Cunningham

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Amanhã: Oklahoma City Thunder



Marcadores: ,



Deixe seu comentário