0

Análises da offseason: Los Angeles Clippers



Caso ainda não tenha visto, confira as análises da offseason dos times abaixo:

 Boston CelticsBrooklyn Nets New York Knicks Philadelphia 76ers Toronto RaptorsChicago BullsCleveland Cavaliers Detroit PistonsIndiana Pacers 
Milwaukee Bucks Atlanta Hawks Charlotte Bobcats Miami HeatOrlando Magic Washington Wizards Dallas Mavericks Houston Rockets
Memphis Grizzlies New Orleans Hornets San Antonio Spurs Denver Nuggets Minnesota Timberwolves Oklahoma City ThunderPortland Trail BlazersUtah Jazz Golden State Warriors


Principais aquisições: Lamar Odom, Jamal Crawford, Grant Hill, Matt Barnes, Ronny Turiaf, Willie Green, Ryan Hollins
Principais perdas: Mo Williams, Randy Foye, Kenyon Martin, Reggie Evans

Uma franquia sem grande tradição e muito mais conhecida pelos fracassos do que pelos raros triunfos, o Clippers busca, desde o ano passado, se firmar como uma das principais forças da NBA. Após a aquisição de Chris Paul, o "irmão pobre" de Los Angeles foi um dos times mais badalados da temporada passada. Jogando ao lado de Paul, o talentoso ala-pivô Blake Griffin se destacou com inúmeras jogadas acrobáticas e empolgantes. Mais do que isso, a chegada de Paul tornou o Clippers uma das principais equipes da conferência Oeste. Em sua primeira temporada em LA, Paul conduziu o time à segunda rodada dos playoffs, caindo diante do Spurs em 4 jogos.

(Além de ser um maestro na armação, Paul conta com um excelente arremesso de média distância)

Para a próxima temporada, a equipe treinada pelo contestado Vinny Del Negro manteve seus principais jogadores (com destaque para a renovação de Billups), mas mexeu bastante no elenco. Na semana do draft, o Clippers trocou o armador reserva Mo Williams – que estava insatisfeito com a sua situação e tirava minutos do jovem e promissor Bledsoe – pelo veterano ala Lamar Odom. Além disso, a franquia contratou o ala-armador Jamal Crawford e o ala Grant Hill para reforçar sua rotação. Para complementar o elenco, Willie Green, Ronny Turiaf, Matt Barnes e Ryan Hollins também acertaram.

Mas o que todos esses acréscimos representarão para o time de LA?

Na armação, Bledsoe mostrou nos playoffs que merece mais minutos. Difícil prever como será o entrosamento dele com Crawford, pois os dois são jogadores muito agressivos. Crawford, a propósito, é um capítulo à parte. O jogador, que pontua com facilidade mas encontra dificuldades para jogar dentro de um conceito coletivo, é uma aposta interessante do Clippers. A ideia é que o time precisa de jogadores que diminuam a pressão em Paul.

Grant Hill, mesmo aos 40 anos de idade, ainda joga um basquete de qualidade, principalmente na defesa. Apesar de veterano, o ala ainda é muito ágil e veloz. A questão é se ele conseguirá se manter livre de lesões. Foi o que ocorreu em Phoenix, mas muito disso é atribuído à equipe médica do Suns, considerada a melhor da NBA. Resta saber se ele terá condições de se manter 100% fisicamente mesmo longe de Phoenix.

Dependendo da sua motivação, Lamar Odom pode ser o reforço mais importante da offseason. Odom, melhor sexto homem da temporada 2010-11, teve péssimo desempenho após ser trocado pelo Lakers para o Mavs. Problemas familiares muito sérios e outras questões pessoais fizeram com que ele fosse péssimo em Dallas – tão ruim que a franquia desistiu dele em meio à temporada e pediu para o jogador nem aparecer mais para treinar. Agora, de volta em Los Angeles (de onde ele nem queria ter saído), é possível que Odom volte a ser um dos jogadores mais versáteis da liga.

(Odom é capaz de fazer jogadas inacreditáveis... no bom e no mau sentido)

Com um elenco reforçado e um time titular mais entrosado, o Clippers tem tudo para crescer. O quanto a equipe vai evoluir dependerá do desempenho dos novos reforços, mas é difícil imaginar uma queda de desempenho em relação à temporada passada. Por outro lado, caberá ao técnico usar corretamente as novas peças e administrar a rotação da melhor maneira possível. Vamos ver como Del Negro se sai.

Rotação:*

PG: Chris Paul / Eric Bledsoe
SG: Chauncey Billups / Jamal Crawford / Willie Green
SF: Caron Butler / Grant Hill / Matt Barnes
PF: Blake Griffin / Lamar Odom
C: DeAndre Jordan / Ronny Turiaf / Ryan Hollins

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Amanhã: Los Angeles Lakers



Marcadores: ,



Deixe seu comentário