0

Análises da offseason: Washington Wizards



Caso ainda não tenha visto, confira as análises da offseason dos times abaixo:

    Boston CelticsBrooklyn Nets New York Knicks Philadelphia 76ers Toronto RaptorsChicago BullsCleveland Cavaliers
 Detroit PistonsIndiana Pacers  Milwaukee Bucks Atlanta Hawks Charlotte Bobcats Miami HeatOrlando Magic


Principais aquisições: Trevor Ariza, Emeka Okafor, Bradley Beal (draft)
Principais perdas: Rashard Lewis, Andray Blatche

As duas primeiras temporadas de John Wall na NBA certamente não foram como ele imaginava. Cercado de jogadores com talento mas totalmente sem noção, tudo que Wall conseguiu fazer foi ser o líder do time mais bagunçado da liga.

A próxima temporada será a primeira que o armador começará sem as "más companhias", por assim dizer. Nick Young está no Sixers. JaVale McGee está no Nuggets. Andray Blatche foi anistiado e agora está no Nets. O circo do Wizards fechou as portas. Ao menos é essa a expectativa.

(É por esse tipo de comportamento que Andray Blatche foi anistiado pelo Wizards)

O comando do Wizards sabe que o tempo está passando e que, se o objetivo for manter John Wall a longo prazo, chegou a hora de dar a ele um time que não o cause pesadelos à noite. Ainda antes do draft, a franquia da capital americana se envolveu em uma transação com o Hornets, enviando o ala Rashard Lewis em troca dos veteranos Emeka Okafor e Trevor Ariza. Embora estejam longe de ser estrelas, os dois acrescentarão experiência e profissionalismo – algo fundamental, considerando o passado recente – à equipe, além de serem bons defensores.

Eles se juntam a Nenê, que chegou ano passado e teve um impacto muito positivo nas partidas em que jogou. Com o pivô brasileiro em quadra, o Wizards fez 105,1 pontos a cada 100 posses e sofreu 96,7. Com ele no banco, a equipe fez 101,0 pontos e sofreu 109,1. Ou seja: com Nenê em quadra, o Wizards jogou muito bem; sem ele, jogou muito mal. É sempre bom lembrar, no entanto, que o pivô só atuou em 11 partidas pela equipe de Washington. Portanto, a amostragem ainda é pequena demais para que tiremos conclusões definitivas.

No draft, a franquia selecionou o ala-armador Bradley Beal. Visto como um excelente arremessador e um bom criador, Beal tem tudo para ser um ótimo complemento para Wall, capaz de tirar um pouco da atenção defensiva dispensada ao armador. Além disso, o novato parece ser um jogador bastante sério, apesar de sua idade.

Para complementar o elenco, a única contratação foi o armador AJ Price, que deverá ser o reserva de Wall. Price teve alguns bons momentos no Pacers, mas perdeu espaço no último ano com a chegada de George Hill. Embora seja um jogador limitado, Price deverá dar mais estabilidade ao ataque quando Wall estiver descansando, pelo menos se comparado com o inexperiente Mack.

De resto, o elenco do Wizards será parecido com aquele que terminou a temporada 2011/12. Com o seu primeiro training camp em Washington, Nenê terá a oportunidade de melhorar o entrosamento com Wall e o restante do time. Além disso, espera-se melhora dos jovens Seraphin e Booker. Vesely, 6ª escolha do draft de 2011, teve muitas dificuldades em sua temporada de novato. Talvez um elenco mais estruturado e um pouco de sequência ajudem o jovem ala-pivô a encontrar um espaço na rotação do técnico Randy Wittman.

Mas será que o Wizards terá qualidade suficiente para conquistar uma vaga nos playoffs? Difícil dizer. O simples fato dessa pergunta não parecer totalmente absurda já é um sinal de progresso. Pela primeira vez em algum tempo, as peças fazem algum sentido e o time tem condições de ser competitivo. O resto vai depender de como o elenco entrosará e do quanto Wall conseguirá evoluir. É uma grande responsabilidade nas costas do jovem armador, mas pelo menos agora ele terá companheiros confiáveis e disciplinados.

(Para Wall dar um passo adiante no seu desenvolvimento, uma de duas coisas precisará acontecer: ou ele melhora muito seu arremesso de perímetro, ou simplesmente para de forçar arremessos de fora)

Rotação:*

PG: John Wall / AJ Price / Shelvin Mack
SG: Bradley Beal / Jordan Crawford / Martell Webster
SF: Trevor Ariza / Chris Singleton / Cartier Martin
PF: Nenê / Trevor Booker / Jan Vesely
C: Emeka Okafor / Kevin Seraphin

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Segunda-feira: Dallas Mavericks


Marcadores: ,



Deixe seu comentário