0

Análises da offseason: Dallas Mavericks




Caso ainda não tenha visto, confira as análises da offseason dos times abaixo:

Boston CelticsBrooklyn Nets New York Knicks Philadelphia 76ers Toronto RaptorsChicago BullsCleveland Cavaliers
Detroit PistonsIndiana Pacers  Milwaukee Bucks Atlanta Hawks Charlotte Bobcats Miami HeatOrlando MagicWashington Wizards


Principais aquisições: Darren Collison, OJ Mayo, Elton Brand, Chris Kaman, Jared Cunningham (draft), Jae Crowder (draft), Bernard James (draft)
Principais perdas: Jason Kidd, Jason Terry, Ian Mahinmi, Brendan Haywood

Após uma temporada apenas mediana, o plano do Mavs na offseason era fazer uma grande contratação e voltar a ser candidato ao título em 2012/13. Desde o ano passado, o interesse da equipe de Marc Cuban por Deron Williams não era segredo nenhum. Na verdade, a possibilidade de contratá-lo este ano foi uma das razões para o time não renovar com Chandler e Barea após conquistar o título em 2011. A ideia era perder em qualidade por um ano, mas voltar no ano seguinte com um armador em seu auge e capaz de dividir a responsabilidade ofensiva com o veterano Nowitzki.

O plano não deu certo. Embora tenha considerado e – segundo ele mesmo – chegado perto de assinar com o Mavs, Williams preferiu renovar com o Nets. Pouco tempo depois, o Celtics acertou com Jason Terry, deixando o time texano ainda mais frágil. Kidd foi outro jogador que optou por deixar o time, assinando com o Knicks.

Assim, o Mavs ficou em uma situação complicada. Os principais agentes livres já haviam acertado com outros times, e era difícil ver o Mavs encontrando reforços que mantivessem a equipe competitiva. Mas as oportunidades foram surgindo, e Cuban tirou proveito delas.

Assim que Elton Brand foi anistiado pelo Sixers, o Mavs deu um lance pelo ala-pivô. Foi o primeiro passo da reformulação relâmpago do time. Em seguida, a franquia acertou com o ala-armador OJ Mayo por um salário surpreendentemente razoável, preenchendo a lacuna deixada por Terry. Após anistiar o pivô Haywood, Dallas buscou Chris Kaman. Para ocupar a posição deixada por Kidd, Dallas adquiriu Darren Collison por meio de uma troca com o Pacers (que, por sua vez, recebeu o pivô Ian Mahinmi). O ala Dahntay Jones também foi obtido na transação. Para complementar o elenco, o Mavs renovou com Delonte West.

(Como pontuador, Collison será uma opção bem mais versátil para o Mavs do que Kidd foi na última temporada. Resta saber como as demais facetas do jogo do veterano serão preenchidas pela equipe)

(Delonte West pode ser meio pirado, mas é um bom reserva)

No draft, o Mavs selecionou três jogadores, e todos eles já assinaram contrato para a próxima temporada. Jared Cunningham é um ala-armador um tanto baixo, mas com muita capacidade atlética e velocidade. O ala Jae Crowder é um excelente defensor, daqueles jogadores que terá uma longa carreira pelo simples de fato de se esforçar mais do que a maioria. Já Bernard James é um novato de 27 anos conhecido por ter servido à Força Aérea dos Estados Unidos por 6 anos, tendo sido enviado para países como Iraque, Qatar e Kuwait. Em quadra, ele é um bom defensor com braços longos, mas é difícil imaginá-lo recebendo muitas chances em seu primeiro ano.

Nenhuma dessas contratações chega a impressionar individualmente. O que impressiona é a velocidade como elas aconteceram e como as peças se encaixaram após o time parecer destinado a uma temporada péssima. Outro aspecto importante é a duração dos novos contratos: se as apostas não derem certo, não tem problema, pois todos os contratos são curtos. O único jogador que recebeu um contrato de mais de um ano é Mayo, e ele terá a opção de ser agente livre no ano que vem, se quiser. Tais contratos permitirão que a franquia tenha a flexibilidade para tentar algo diferente na próxima offseason. Aliás, há quem diga que tudo o que o Mavs fez foi adquirir jogadores em contratos curtos com o fim de montar um time competitivo o bastante para "distrair" os torcedores até o ano que vem, quando, mais uma vez, a equipe terá condições de contratar um nome de peso.

Para quem esperava Deron Williams, não há como negar que a offseason do Mavs foi decepcionante. Por outro lado, quem acompanhou a offseason de perto sabe que, em determinado momento, as coisas pareciam bem piores. Dallas terá um time competitivo mais uma vez. Isso pode não ser bom o bastante para torcedores que estão acostumados a brigar pelo título. No entanto, se o plano der certo no ano que vem, a espera terá valido a pena.

O único problema é que a mesma coisa foi dita ano passado.

Rotação:*

PG: Darren Collison / Delonte West
SG: OJ Mayo / Rodrigue Beaubois / Dominique Jones / Jared Cunningham
SF: Shawn Marion / Vince Carter / Jae Crowder / Dahntay Jones
PF: Dirk Nowitzki / Elton Brand / Bernard James
C: Chris Kaman / Brandan Wright

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Amanhã: Houston Rockets



Marcadores: ,



Deixe seu comentário